O cemitério Israelita de Philippson, em Itaara, será restaurado. A confirmação é do gabinete do secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) como Patrimônio Cultural dos judeus.
Nesta sexta-feira, foi assinado documento que permite o começo das obras no cemitério, que serão executadas pela BK Engenharia, empresa de Santa Maria. O trabalho de pesquisa já está em andamento, e a reforma deve começar em janeiro de 2015. O cronograma prevê a duração de até seis meses.
A reforma será executada por meio de mecenato, ou seja, com recursos de uma pessoa física que faz doações para um bem cultural. No caso do cemitério Philippson, os recursos que viabilizam o projeto foram captados pela Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria (SBISM) e por uma família que mantém suas origens brasileiras em Philippson. A família não quis ter seu nome divulgado, conforme o Estado.
Serão restaurados os muros e o portal de entrada. Além disso, as pedras do calçamento atual serão retiradas e substituídas por grama e serão instalados novos passeios de pedras e uma bancada com o mapeamento das sepulturas, que serão limpas. Como o local é tombado, o governo do Estado fiscalizará os trabalhos.